Uma página de carreiras é excelente para a imagem! Mas, para a gestão do Recrutamento e Seleção, pode ser muito melhor.

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Saiba o que sua empresa ganha ao ter uma página de carreiras

A transformação digital chegou aos recursos humanos e o Recrutamento e Seleção ganham importantes aliados para trabalhar: o Employer Branding, a Atração de Talentos e a Gestão dos Processos de R&S. 

Com vocês, a grande aliada do Recrutamento e Seleção: A PÁGINA DE CARREIRAS! 

Atração: O perfil adequado à vaga adequada 

Atualmente, há três principais caminhos para que os talentos se informem sobre as vagas: as redes sociais de carreira, os sites dos empregadores e as feiras de talentos. Neste momento em que a concorrência ganha proporções inimagináveis, as organizações precisam atrair os melhores profissionais. Estar na lista: “das melhores empresas para se trabalhar” é ser assediado constantemente por pessoas que podem fazer a diferença no seu negócio, pois estarão alinhadas ao seu propósito. 

Todavia, uma das grandes vantagens de uma página de carreiras é a integração da gestão. Poder visualizar todas as etapas dos processos e fazer com que os currículos já qualificados formem um banco de dados consultáveis faz toda a diferença! 

Mas ainda fica a dúvida: como anda o cenário do Recrutamento e Seleção frente à transformação digital? É isso que vamos te mostrar agora. 

Employer Branding: 

Profissionais e candidatos ganharam voz. 

Nos dias de hoje é comum o acesso a sites de avaliações das empresas com o questionamento se aquela empresa é um bom lugar para se trabalhar. Antes de cadastrar-se em uma determinada oportunidade, o profissional começa uma pesquisa parecida com a seguinte: 

“Sim, eu estava desempregada há 2 anos e terminando um mestrado, comecei a me cadastrar para várias oportunidades. Na verdade, em alguns momentos eu achava a oportunidade maravilhosa e adequada a minha realidade, mas, ao buscar informações em sites de posicionamento do candidato, eu me frustrava. Uma ou duas péssimas avaliações, ok! Poderia até ser uma situação pontual, algo relacionado à experiência daquela pessoa, mas 16, 20…realmente não fazia muito sentido.
Ahh… outra coisa, se a vaga estava em comunidades com mais de 320.000 membros, de discussão com várias percepções ruins de ex-colaboradores, sinceramente eu não me cadastrava. Eu construía a imagem da empresa para mim, pesquisando, olhando a página de carreiras, site, grupos no Facebook. Eu queria investir meu tempo em um lugar legal que combinasse comigo. Não era questão de escolher e sim de direcionar meus esforços aos lugares adequados ao meu posicionamento profissional e de vida, com o objetivo de ser algo mais duradouro e ao mesmo tempo feliz. Atualmente, trabalho há mais de 5 meses e sinto paz e vontade para estar onde estou.”
Ana Regina
Especialista em Comunicação – Grupo Selpe 

Esse tipo de análise é cada vez mais comum, aliás já é corriqueiro. Assim, empresas que desejam crescer seu negócio e atrair os profissionais adequados à sua cultura estão empenhadas em trabalhar sua imagem. Contudo, o mais interessante é que chegou a vez de os candidatos também analisarem o ambiente onde dedicarão seus anseios profissionais. 

Você está pronto para as mudanças que uma página de carreiras propõe? 

A primeira modificação é construir um espaço no site da sua empresa. Isso fará com que a empresa torne público o tratamento e a condução do desenvolvimento dseus profissionaisExpor a sua imagem dessa maneira é a sua porta de entrada para atração de candidatos. 

A segunda grande transformação é estabelecer um padrão de recebimento de currículos, exibir seus benefícios e trabalhar a imagem de forma atrativa para os profissionais do mercado. 

A terceira e mais interessante de todas as alterações é integrar os dados do seu processo de Recrutamento e Seleção, gerindo-os com a eficiência necessária para evitar o retrabalho e a perda de dados. 

Uma página de carreiras, o conhecido “trabalhe conosco”, pode mudar a imagem que um candidato tem sobre a sua empresa. Este espaço é o melhor local para trabalhar seu employer branding e atrair talentos aderentes ao seu propósito e ao seu fit cultural. 

Vamos entender o porquê você deve investir fortemente no seu Employer Branding? 

employer branding que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador”é um conjunto de técnicas e de ferramentas para gerar uma percepção positiva no mercado a respeito da sua empresa como um bom local de trabalho. Sabe aquela empresa onde todos querem trabalhar? Então, pode ter certeza, ela trabalha o employer branding. 

Imagine o cenário: profissionais aderentes às posições divulgadas, currículos qualificados para sua base de dados e todos ansiando uma oportunidade na sua empresa. Com certeza, é o cenário de sonhos para o recrutamento e seleção.  

Esse é o resultado de quando o employer branding é bem trabalhado. Além disso, as atividades de seleção se tornam muito mais fácil, afinal os profissionais bem-sucedidos assediam a organização e, consequentemente, se empenham infinitamente mais para conseguir fazer parte dquadro de funcionários da organização.  

Esse exercício dará a sua empresa equipes de alta performance com entregas de resultados nítidos e reaisprofissionais engajados e motivados, com isso você ganha ainda mais em produtividade. 

A gestão do processo de R&S ganha um novo aliado: página de carreiras. 

Vamos ver 5 motivos para criar uma página de carreiras e levar sua gestão a um novo nível: 

1) Tenha um padrão de preenchimento de currículos e ordene as informações do profissional 

Como funciona um e-mail de recebimento de currículos? Você recebe os currículos diretamente por e-mail e tem todo o trabalho de organizá-los em pastas ou em planilhas do Excel posteriormente, além de que cada candidato usa um modelo diferente. 

Com a página de carreiras, esse trabalho é facilitado. As inscrições de uma vaga ficarão padronizadas e você terá todas as informações que precisa do candidato em um só espaço. 

2) Mostre a cara da sua empresa e reforce sua imagem 

Outra grande vantagem é elaborar a página de carreiras utilizando a identidade visual da sua empresa. É importante que ela seja parte do conjunto do seu site. Com isso você conseguirá comunicar para seus futuros talentos como você se apresenta para o mercado como marca empregadora. 

3) Motive seus atuais colaboradores 

Já imaginou uma página de carreiras com vídeos, fotos depoimentos dos atuais funcionários, mostrando o espaço de descanso, momentos de trabalho e de alegria? 

Isso é possível na página de carreira. Além de apresentar um pouco do clima da empresa, os atuais colaboradores se sentirão encorajados e valorizados. Expor um ambiente de trabalho com pessoas felizes é muito mais atrativo, sendo praticamente um convite mostrando seu ambiente e clima de trabalho. 

4) Customize sua página e provoque a curiosidade do seu candidato 

O mercado atual pede mais do que um bom salário. Muitos profissionais têm se preocupado com o tipo de ambiente em que vão trabalhar, buscando empresas que tenham princípios compatíveis com os seus e que lhes permitam crescer. Mostrar em que sua empresa acredita é um ponto muito positivo. 

5) A página de carreiras é muito mais que uma página com sua marca… 

Realmente, muito mais! A gestão dos processos de recrutamento e seleção ganha padrões para divulgação das vagas, para recebimento de cadastros de candidatos às vagas desejadas, bem como para o acompanhamento de todo processo, das etapas da seleção, do histórico do candidato, do feedback e de toda administração das vagas. 

O gestor e o analista ganham dados para avaliações dos perfis o empoderamento do R&S e passam a tomar decisões mais assertivas. Agora tem menos intuição e mais dados. 

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