Como um Job Description adequado pode ajudar a atrair os candidatos aderentes?

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Todo processo de recrutamento possui um custo elevado para qualquer  organização.

Então, com o objetivo de recrutar  e  selecionar  com mais precisão é necessário investir na  descrição exata do perfil do profissional desejado o chamado Job Description.

Errar em um processo de seleção é uma  perda  de  tempo para  todos os lados e o pior: contratar mal custa caro!

Um Job Description bem feito fará toda publicidade da sua empresa em um pequeno anúncio de vaga. Todas as chances  de  se  comunicar atualmente precisam ser pensadas como estratégia de atração dos profissionais mais aderentes e colaboram para  um trabalho de construção da imagem da marca empregadora para  sua organização.

É o início, a ponta  do seu employer branding!

Uma boa descrição das funções  de  trabalho para  uma determinada função com ligação direta ao propósito da sua empresa, atrai as candidatos mais  aderentes a sua  cultura organizacional. Por  isso desde o anúncio deixe claro as expectativas de atuação do profissional, programa  de desenvolvimento e benefícios.

Fica a cargo de uma  boa descrição das funções do trabalho, despertar  no profissional mais  aderente, um sentimento mais ou menos assim: ” Nossa, quero muito trabalhar  nessa  empresa e fazer parte  desse  time!” 

Para  chegar  nesse  nível, precisa-se investir na  forma  correta  de divulgar uma  determinada posição e seguir com capacitação, desenvolvimento e  treinamento, do novo funcionário e  dos  que  fazem parte  da sua equipe.

As habilidades duram dois anos atualmente.

Estudos conduzidos regularmente atestam um fato surpreendente: após 2 anos, quase 50% das habilidades técnicas que os indivíduos possuem não são mais relevantes. Esse problema é o que é chamado de fenômeno da obsolescência de habilidades. De fato, com o ritmo acelerado em que as mudanças ocorrem no mundo do trabalho, as habilidades que agora são consideradas fundamentais podem não ser mais adequadas 24 meses depois.

Por que você precisa se interessar pelo potencial dos seus candidatos?

Se não podemos confiar no que as pessoas são capazes de fazer hoje, em que se baseiam as decisões de seleção?

A melhor maneira de recrutar pessoas capazes de se adaptar é selecionando não por suas habilidades técnicas, mas pelo seu potencial. Obviamente, aqueles selecionados serão capazes de fazer o trabalho que a empresa lhes oferece hoje, mas acima de tudo deve ter essa capacidade e também o desejo de aprender e crescer com o tempo.

Os três pilares do potencial

Hoje o potencial é definido por três elementos principais:

  1. Habilidade
  2. Motivação 
  3. Personalidade.

As habilidades equivalem ao que uma pessoa PODE fazer. Referem-se à capacidade da pessoa de processar informações às quais ela tem acesso.

A motivação retorna as razões para o que uma pessoa quer fazer. Elas correspondem às necessidades fundamentais que caracterizam a pessoa e que elas procurarão atender todos os dias.

Finalmente, a personalidade diz a você como uma pessoa vai se comportar naturalmente – sem esforço – seja em circunstâncias normais ou sob estresse.

Faça uma  tabela de requisitos.

A equação que os recrutadores precisam resolver não é simples.

De fato, ao recrutar você  terá vários  requisitos para  se  analisar.

Mas tirando o fato que  você  fazer a opção por  um profissional que seja capaz de atender às necessidades do momento, não se  esqueça  de  analisar outras nuances:

  1. Match com a liderança
  2. Afinidade  e adequação com a  cultura da empresa.
  3. Compatibilidade com a equipe.

Para fazer isso, você deve ter identificado corretamente as variáveis ​​que fazem com que alguns profissionais, sejam bem-sucedidos e também o que faz com que outras tenham dificuldades de obter sucesso na  sua organização.

Por que tudo isso te ajuda no Job Description?

Porque esse é o momento de pensar na  estratégia de atração e dar o tom da comunicação que  você deseja. Atrair os profissionais que tenham total familiaridade com sua cultura, seja compatível com a equipe e match com a liderança.

O Job Description pode ajudar a mostrar parte dessas carcterísticas acima. Ele é o primeiro contato, a primeira experiência que um candidato terá com a sua empresa. Logo, seja verdadeiro.  Exemplo: você ainda não desenvolveu totalmente ações de diversidade e inclusão e não preparou sua equipe interna para receber tal público. Então não divulgue que você privilegia a diversidade. As pessoas serão contratadas e irão vivenciar a realidade, logo seja o mais honesto possível.

Para finalizar…

Selecionar aqueles que tornarão a empresa bem-sucedida não é fácil e o papel dos recrutadores é particularmente crucial nesse aspecto. Para cumprir essa missão, é essencial que os recrutadores usem dados confiáveis ​​e objetivos, bem como sua experiência. Na verdade, é quando esses dois tipos de informação são usados ​​em conjunto que os melhores resultados de recrutamento podem ser observados.

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