Se você não ouviu a palavra inovação em 2019, você não viveu 2019.

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Por esse motivo ela é uma palavra da série das carimbadas.

Nesse exato momento a palavra da moda é inovação. Se a sua empresa está com problemas ou algum desafio, alguém pode falar rapidamente: “seu problema é falta de inovação, mude esse mindset e a solução virá!” Parece que para inovar precisaremos de 

Inovar tem menos a ver com robôs, tecnologias, chips, sensores e automação do que todos  nós pensamos. Isso é algo que a sociedade faz desde os primórdios.

 

Novos formatos, mais empatia e mais diversidade.

O olhar da instituição sobre a diversidade está cheio de valor. Mas está longe de ser por uma bondade empresarial para a inclusão social. Ficou provado que em um ambiente diverso, a criatividade é maior e além disso o entendimento do mercado para fomentar negócios internos passa a ser maior.

Contudo, de nada adianta aceitar a diversidade, mas não incluí-la verdadeiramente. Aceitar é uma coisa, ouvir , entender e  aprender para buscar novos caminhos e assim conduzir os negócios que antes eram verticalizados, rumo a inovação e a lideranças transversais …é outra coisa, né?!

“Pensamentos, histórias de vida e experiências diversas, quando somadas, ajudam a ampliar o olhar da organização e, consequentemente, impactam positivamente no trabalho e na produtividade”, defende o coordenador dos cursos de sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e terceiro setor da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Reinaldo Bulgarelli.

Como encarar a diversidade no Recrutamento e Seleção ?

.Pode ser que nas particularidades culturais
dos povos – em suas esquisitices – sejam
encontradas algumas das revelações mais
instrutivas sobre o que é ser genericamente
humano (Geertz, 1978, p. 55).

Negócios são feitos de seres humanos. Diversidade não se trata apenas do recorte social: LGBTs, mulheres,negros ( que realmente precisa de inclusão),  PCDs e tantos núcleos de minorias que anseiam pela  inclusão da dignidade no mundo do trabalho.

No Grupo Selpe, empresa que  trabalha com Recrutamento e Seleção há 55 anos e possui filial em Recife, São Paulo e Minas Gerais, constatou que existem diferenças regionais necessárias para serem respeitadas e incluir a população dessas regiões.

O que é inovar com abertura a diversidade ?

Diversidade tem total ligação com inclusão de diferenças. Portanto se  você  trabalha em uma startup super descolada, mas só contrata jovens, essa empresa não está contratando com foco na  inovação e muito men menos na diversidade.

Diversidade é incluir pessoas mais velhas, de outras regiões, mães, profissionais fora do mercado e que  desejam voltar a sua área. Diversidade é nunca ser elitista e aceitar que uma soft skill de abertura, tolerância e aprendizado pode valer muito mais que um currículo muito técnico, com experiências acadêmicas valiosas e vivência no exterior.

Exemplos clássicos em que a inovação para um novo caminho do negócio.

Vamos pensar assim: a “culpa” da Netflix despontar não foi da Blockbuster, mas sim de um olhar atento que alguns empreendedores tiveram para atender uma necessidade do mercado. Alguém com um pensamento ágil, pensou: “Hum… prazos muito curtos para assistir a um filme, com altos preços e multas por atrasos. Isso tudo torna o lazer chato ao invés de algo agradável e leve. O que podemos fazer diferente?”.

Surge, então, a Netflix oferecendo um serviço de transmissão online que permite aos assinantes assistir a uma ampla variedade de séries, filmes e documentários premiados em qualquer um dos milhares de aparelhos conectados à internet. Pagando um valor fixo mensalmente, o consumidor tem toda liberdade para assistir o conteúdo onde e como desejar.

Pensamos juntos: se a Uber parar no tempo e não propor novas maneiras de entregar seus serviços, o que acontece? Com certeza, alguma plataforma com uma ideia mais adequada à necessidade dos motoristas e dos consumidores chegará ao mercado e “abocanhará” uma grande parcela do mercado. E isso já é uma realidade. A Arcade City está no Brasil desde 2017 e vem retirando a taxa de 25% cobrada pela Uber e deixando que o sentimento de empreendedorismo dos motoristas seja ressaltado.

Inovar está ligado a forma de enxergar o mercado e a sua iniciativa para desenhar novas estratégias alinhadas ao seu negócio e assim permanecer vivo e atendendo sempre ao que o consumidor precisa.

Existe um ponto que precisa sempre ser levado em consideração que é a capacidade da empresa revisar e adequar estratégias. Mas para sentir e captar os novos desejos do seu público é necessário estar sempre conectado com a sociedade e com toda sua diversidade. Algumas pesquisas mostram que quanto mais diverso, mais criativo. Não tem nada a ver com tecnologias de ponta, com metodologias desse ou daquele novo jeito.

Dados, o melhor amigo!

A inovação tem a ver com uma análise diária. Em síntese, portanto, inovar é enxergar a mudança cultural e adaptar-se à exigência do mercado.  Portanto quando muda o mercado, a maneira de lucrar deve ser revisada mudando-se a forma de pensar na interação entre a organização e o consumidor, não importando se estamos falando da cultura dos smartphones, dos marketplaces, das tecnologias descentralizadas ou dos carros autônomos.

Talvez o futuro, realmente inovador, seja inserir na rotina de trabalho uma revisão ponto a ponto do que  pode ser melhorado – todos os dias. O objetivo central passará a ser obter a máxima qualidade dos procedimentos internos diários. Do mesmo modo a análise criteriosa do seu produto ou serviço com suas personas, entendendo as demandas do seu público com minúcias; dores e sentimentos que movem seus clientes, leads e prospects.

Só assim você sairá na  frente dos concorrentes. A identificação das necessidades do cliente é de essencial importância, atento às novas tecnologias e sempre buscando uma experiência única, isso sim é inovar.

Fechamos essa semana com as cinco palavras mais carimbadas do ano de 2019. Esse foi um ano frenético. Em que um vocabulário e forma de atuar no mundo do trabalho tem mudado a cultura organizacional e a maneira de conduzir os negócios e a satisfação no trabalho. Que venha  2020!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário