Quais são os indicadores de Recrutamento e Seleção que todo RH precisa saber?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Recursos Humanos, você sabia que é possível acompanhar indicadores de Recrutamento e Seleção, passando por Treinamento e Desenvolvimento, até desligamento, garantindo maior assertividade em todas os subsistemas do setor? Vejamos como. 

Importância dos indicadores de recrutamento e seleção 

Os indicadores de recrutamento e seleção são fundamentais para empoderar os profissionais do RH, garantir um mindset analítico e resultados orientados por dados. Além disso, uma visão sistêmica sobre o processo, impede gargalos, reduz atritos durante as etapas, aumenta a produtividade e melhora as entregas.  

É importante destacar que quando falamos em melhoria das entregas, estamos falando de colocar o melhor profissional para um determinado cargo. Desde a atração até a seleção, por exemplo, é possível verificar o FIT entre o candidato e a vaga analisando os requisitos das vagas e até garantir aderência do perfil à cultura da empresa. 

Para isso, não há outra saída. É preciso automatizar tarefas, facilitar procedimentos e garantir decisões estratégicas. Hoje contamos com diversas plataformas digitais que auxiliam nesse processo. Vamos conhecer alguns indicadores ofertados por essas plataformas. 

Tempo de abertura e fechamento da vaga 

Analisar a duração de um processo seletivo não é uma tarefa fácil. O processo, que começa na solicitação de abertura da vaga e só termina na assinatura do contrato de trabalho, muitas vezes não é linear.  

Algumas rotinas fazem parte do recrutamento e seleção e, normalmente, elas são dependentes uma das outras. O processo tem uma cadeia de atividades que acontecem de acordo com o avanço do processo. Dessa forma, colecionamos currículos, temos diversas informações em planilhas, muitas vezes não padronizadas, e assim não conseguimos quantificar o sucesso.  

Por meio de indicadores de recrutamento e seleção é possível analisar a timeline da vaga, acompanhar a movimentação, e ao fim, ter o conhecimento exato do tempo que permaneceu aberta e quais foram os erros e acertos do processo. Ter essas informações é importante na hora de calcular os custos do Recrutamento e Seleção, além de servir de base para pensar em novas estratégias. 

Indicador de Tarefas de Sucesso 

Esses indicadores de recrutamento e seleção contribuem para o gerenciamento de cada etapa das atividades. Entrevistas, provas, recebimento e análises de currículos, aprovados… cada evolução é acompanhada de perto pelo responsável, de uma forma que seja possível administrar o que está acontecendo.  

Indicadores do processo de ponta a ponta 

Por fim chegamos aos indicadores de recrutamento e seleção indispensáveis e que muitas vezes passam despercebidos: os dados dos candidatos e a relação com a vaga. Esses indicadores são importantes para que o responsável pelo recrutamento saiba com detalhes quem são as pessoas que estão interagindo com a vaga, suas expectativas e até mesmos se são candidatos ativos ou passivos, além de como cada um deles foi avançando nas etapas.  

Os dados demográficos dos candidatos como idade, sexo, geolocalização, faixa salarial esperada são importantes e muitas vezes são critérios para a seleção. Por isso é importante ter em mãos de maneira simples e rápida.

Lidar com dados de recrutamento e seleção, ou até de outros subsistemas de RH, sempre foi uma tarefa complexa. Porém, os profissionais de RH podem contar com tecnologias digitais extremamente relevantes, como algoritmos, inteligência artificial e análise de dados para a tomada de decisão. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário