Qual a diferença entre um programa de trainee e um de estágio?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Estagiários ou Trainees? Qual o melhor momento para sua carreira e empresa! 

Ponto a ponto das principais características dos programas de estágio e trainee!

Quando uma empresa contrata uma consultoria de RH a fim de organizar seu programa de estágio e de trainee, o foco deve ser atingir um público de jovens profissionais com idade entre 19 e 30 anos. Vários universitários e recém-formados veem esses programas como porta de entrada para o mundo corporativo.  

Mesmo que o programa procure encontrar jovens trabalhadores, as duas formas de contratação são diferentes! Por conta disso, os termos acabam se confundindo e a maioria das pessoas pensam que se tratam de oportunidades iguais. Contudo, não é! As diferenças são nítidas e cada modalidade é voltada para um momento da vida profissional dos jovens e, consequentemente, para momentos distintos dentro da empresa.  

Vamos para algumas análises com o objetivo de auxiliar profissionais de RH e os talentos do futuro. 

Quais são então as diferenças dos programas? 

Normalmente, Programas de trainees têm custos muito mais altos para as empresas por serem modelos de contratação CLT e por terem como objetivo o desenvolvimento de futuros líderes. Alguns programas, aliás, incluem Job Rotation e deslocamento dos trainees por várias unidades da empresa no país.  

Já para os Programas de Estágio, o contratado precisa estar devidamente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior ou técnica e a contratação segue a Lei nº. 11.788/2008. O estagiário deve ter atividades compatíveis com seus estudos no curso e um supervisor responsável por orientá-lo e supervisioná-lo de perto, pois o objetivo é aliar atividades teóricas a práticas profissionais.  

Em suma, antes decidir por qual programa adotar tendo como base somente o custo, vale lembrar que cada um desses profissionais é necessário em um determinado momento e que, nos dois programas, é possível desenvolver talentos sensacionais! 

Porque um Programa de Trainee? 

Todo Programa de Trainee procura formar os líderes e os gestores do amanhã. Uma empresa que contrata e retém talentos a nível de trainee se preocupa com o seu futuro, uma vez que seus frutos serão colhidos em um período de médio a longo prazo!  

Os jovens trainees que entram na empresa trazem consigo bagagens, experiências acadêmicas e energias comportamentais que fazem toda a diferença no planejamento e na execução de atividades. E claro, esses profissionais, ligados à tecnologia e à inovação, sempre veem processos antigos e obsoletos com um novo olhar! Desenvolvimento,  sem dúvida, essa é a palavra de ordem para os trainees. 

As vantagens de um Programa de Estágio? 

Caso a sua imagem do estagiário seja aquela do jovem que serve café e passa a tarde organizando papéis, já pode mudar de opinião agora mesmo! Os Programas de Estágio permitem que uma nova geração de profissionais cheios de criatividade, de tolerância e de visões modernas implementem modernidade à empresa.  

Mesmo imaturos, inegavelmente são esses olhares fresh que trazem progresso às empresas. Para os estagiários, aprendizado prático é o objetivo principal. É aprender vivenciando!  

É sempre bom lembrar também de algumas burocracias para contratar estagiários e trainees:   

   Estagiários  Trainees 
Legislação  Lei nº. 11.788/2008  CLT 
Carga Horária  Até 30 horas semanais para nível superior. Até 20 horas semanais para nível técnico.  Normalmente é a carga horária dos funcionários da empresa, 40 horas semanais. 
Tempo de Permanência  Segundo a Lei nº. 11.788/2008, o estagiário pode ficar até 2 anos na empresa.  O tempo de trabalho é indeterminado. 
Remuneração  O estagiário deve receber apenas bolsa-auxílio e o vale-transporte. Qualquer outro benefício fica a critério da empresa.  Como funcionário efetivo da empresa, o Trainee tem direito a todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT. 
Férias  A cada 1 ano de trabalho, o estagiário tem direito a 30 dias de férias – preferencialmente durante as férias universitárias.  O trainee, como todo contratado em CLT, tem direito a 30 dias de férias remuneradas por ano. 

Como recrutar e selecionar Estagiários e Trainees? 

Quando uma consultoria de RH elabora um Programa de Estágio e Trainee, ela deve sempre usar todos os recursos disponíveis. Profissionais e formas diferentes de Recrutamento e Seleção. 

Atualmente, as formas mais interessantes e que promovem um melhor engajamento dos candidatos são a gamificação, as dinâmicas on-line, as atividades em grupo, os painéis com diretores, dinâmicas e as entrevistas. Esse processo faz que esses candidatos vivenciem cada etapa da seleção, de forma a conhecer melhor a marca empregadora e criando experiências. 

Algumas dicas para uma melhor relação com seu estagiário e com seu trainee!  

Ao contratar um estagiário: alinhe suas expectativas! O universitário é uma pedra a ser lapidada, isto é, lembre-se de que isso demandará tempo e bastante aprendizado.  Divulgue suas vagas nos lugares certos, como por exemplo nos sites de universidades e comunidades nas mídias sociais.  

Ao selecionar um Trainee, procure determinar seu nível de comprometimento. Ele entrará em programas de desenvolvimento, assim, avalie como ele se envolve em projetos, verifique como assume responsabilidades. Uma boa dica é mapear as soft skills do futuro líder e fazer um Recrutamento Preditivo com o intuito de antecipar a compatibilidade entre liderança e candidato. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário