Entenda como potencializar talentos da sua equipe!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Confie nos dados por meio de People Analytics

Potencializar os talentos da sua equipe é o principal caminho para alcançar melhores resultados, aumentando a produtividade, a satisfação dos profissionais com a empresa, melhorando o relacionamento entre os membros da equipe e o desempenho técnico dos colaboradores.  

Os profissionais são as almas das empresas, eles são responsáveis pelo sucesso de toda a operação e, consequentemente, dos resultados do negócio. Dessa forma não há como negar que essa matéria-prima precisa ser potencializada e trabalhada, para que esteja sempre produzindo com foco na geração de bons números. 

Potencializar talentos contribui para redução de custos 

Implantar uma metodologia que favoreça a potencialização de talentos dos membros da equipe é fundamental para reduzir custos e ampliar ganhos. Os profissionais possuem características e talentos diferentes. Cada pessoa fica mais confortável realizando determinada atividade. Otimizar as habilidades e competências de cada indivíduo é criar um caminho consistente até a produtividade elevada.  

Quanto mais um profissional sente que está realizando algo que tem talento, mais aumenta o nível de satisfação com o que faz. Portanto, para reduzir a rotatividade de colaboradores, evitar a insatisfação entre os profissionais que fazem parte da sua empresa, é preciso criar formas de potencializar talentos 

Isso acontece das mais diversas formas, seja oferecendo treinamentos, benefícios, vantagens exclusivas ou mesmo propondo desafios maiores. É necessário que o setor de Recursos Humanos crie estratégias para fomentar o que cada um tem de melhor. Mas como potencializar os talentos da sua equipe não é muito simples, preparamos 2 passos básicos para que você comece agora a executar essa atividade. Confira: 

2 passos básicos para potencializar talentos em sua empresa 

1 – Entenda os talentos de cada membro da equipe

A primeira tarefa que deve ser feita para começar a potencializar talentos é pesquisar sobre as características dos profissionais que atuam em sua organização. É importante levantar os dados sobre os pontos fortes, as tarefas que são realizadas com maior eficiência e em menos tempo por cada pessoa. O que pode ser melhorado também deve ser pesquisado. Essa informação será essencial para desenvolver estratégias para melhorar o desempenho multidisciplinar, favorecendo todo o contexto onde o profissional está inserido.  

Após a pesquisa, é importante estabelecer um processo comunicativo com os colaboradores. A equipe de RH deve ficar responsável por passar um feedback com o resultado do estudo, ajudando o profissional a observar seus principais talentos, habilidades e competências.

2 – Crie um ambiente que favoreça a potencialização destes talentos

Além de conhecer os talentos dos profissionais, para conseguir potencializar as qualidades, é preciso criar um ambiente que favoreça esse fortalecimento. É aconselhável institucionalizar a cultura de potencialização de talentos na empresa, criar um sistema em que todos façam parte deste processo. 

Um ótimo ponto de partida é pensar em políticas de reconhecimento e premiações, valorizando os profissionais que conseguem destaque em suas atividades e os setores que conseguem superar metas. Incentivar a qualificação profissional também é uma forma de potencializar talentos, abrindo portas para que os profissionais alcancem novos títulos acadêmicos, o RH contribui para o crescimento pessoal e para a melhora do profissional em suas atividades na empresa, visto que todo o conhecimento recebido em treinamento será colocado em prática no dia a dia. 

Para potencializar talentos é importante contar com tecnologia 

Na hora de implantar ações para o desenvolvimento dos talentos, a tecnologia atuará como grande aliada. Por meio de ferramentas é possível realizar um levantamento de dados precisos sobre os profissionais da sua empresa. Confie na inovação que a transformação digital tem trazido para o RH. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário