Por que apostar na Gestão por Competências?

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Ganhe mais produtividade com uma Gestão por Competências eficaz. 

Se fosse realizada uma pesquisa de rua em uma grande cidade brasileira e se questionasse qual é o melhor profissional que uma empresa poderia ter, a população responderia quase em coro: “quem estudou na melhor universidade, fala inglês fluente e tem as experiências profissionais mais sólidas”. Talvez essa resposta tenha sido correta até alguns atrás, porém o mercado sofre mudanças constantemente, isso inclui o perfil dos talentos e colaboradores. 

Entre as dicotomias do século XXI, o alto desemprego contrasta com um fortíssimo índice de turnover. Assim, em um momento com incontáveis candidatos disponíveis, prontos e qualificados, empresas têm registrado dificuldade em reter talentos, que costumam a abandonar seus postos de trabalho com menos de 18 meses. Esses indicadores levaram profissionais que estudam a gestão do comportamento humano no trabalho a pensar onde estaria o problema. 

Vamos refletir: por que alguém que vem da melhor universidade, com experiência internacional e competências linguísticas refinadas não se adéqua à empresa e não desempenha bem suas funções? Dessa maneira, constata-se que aquilo que lhe falta não são competências técnicas, mas sim habilidades comportamentais e motivacionais bem alinhadas aos propósitos e valores da empresa. 

Nesse cenário, o que seriam competências? 

A combinação do perfil de um indivíduo realizando o match ideal com a cultura da empresa passa por algumas análises, incluindo as soft skills e as hard skills. Estas se referem a habilidades técnicas, isto é, tudo aquilo que aprendemos e carregamos em nossos currículos. Diplomas universitários, idiomas, gestão de projetos e operações de máquinas são exemplos perfeitos de hard skills. No entanto, foi visto que avaliá-las isoladamente não é suficiente. 

Dito isso, as soft skills recebem uma nova importância. Agora, não basta avaliar o que se pode fazer, é fundamental mesurar as competências comportamentais dos colaboradores. Características como comunicação, paciência, persuasão, criatividade e empatia surgem e se tornam critérios de análise importantíssimos. É preciso conhecer o seu profissional além do que o currículo dele conta a fim de saber se ele se adequará ou não à realidade da sua organização. 

Colocando em prática! O início de uma boa Gestão por Competências 

Toda Gestão por Competências começa pelo Desenho dos Modelos de Competências de acordo com os valores e objetivos estratégicos da instituição. É preciso que as necessidades de cada posição sejam detalhadas e assim, será possível comparar com as que cada profissional da sua organização pode oferecer. Em outras palavras, o objetivo disso é alinhar os perfis de seus talentos aos que a sua organização precisa. 

Em seguida, há uma questão extremamente importante: como mapear e estudar as Competências de cada talento? Uma das metodologias mais seguras, completas e utilizadas na atualidade é o Assessment Executivo, uma ferramenta completa de avaliação de soft skills e de performance para captar dados de perfil e de potencial de entrega. De fato, esse é um dos melhores caminhos para poder conhecer quem colabora para o crescimento da sua organização. 

Assim, uma vez que foram estabelecidos os objetivos e os potenciais, iniciamos a fase de planejamento estratégico. É hora de se basear em todas as informações capitadas e tomar as decisões em conformidade com a Gestão de Pessoas para que a entrega de resultados seja potencializada, assim como a produtividade de sua equipe! 

Gestão por Competências no Processo de Desenvolvimento dos colaboradores 

Esse é um assunto de grande importância quando se discute a Gestão por Competências: o desenvolvimento. Sabendo quem são os seus colaboradores, é possível adotar uma série de medidas para ajudá-los a desenvolver suas competências, aproximando o perfil avaliado daquele que a empresa precisa. 

Uma das maneiras para obter sucesso nessa etapa é usar as informações conquistadas nas etapas acima para estruturar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O PDI é uma ferramenta que tem como objetivo traçar um planejamento de competências que necessitam ser trabalhadas de um profissional. Assim, é possível aperfeiçoar tanto as Soft quanto as Hard Skills, aproximar líderes de seus liderados permitir que estes se desenvolvam e consigam desempenhar suas funções com excelência. 

Monitoramento dos Processos de Gestão por Competências 

Não é suficiente apenas traçar planos, é fundamental monitorar e garantir que eles tenham o resultado esperado. Gestores têm a tarefa de acompanhar de perto a evolução do colaborador, registrando progressos e contratempos. Aliás, é comum que nesses momentos sejam identificados novos gaps no perfil do colaborador, então, é preciso prestar atenção e fazer os ajustes necessários. 

Dessa forma, a empresa verifica a evolução do colaborador e o prepara para novos desafios profissionais. Estes podem ser tanto na mesma função quanto em um possível crescimento, seja horizontal, seja vertical. O importante é potencializar a performance dos seus talentos! 

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