5 dicas eficazes para descobrir o match entre candidato e empresa!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

ciência de dados está transformando a forma como nós vemos o mundo. Se antes nos departamentos de RH haviam pilhas de currículos, hoje o processo de recrutamento e seleção é bem mais simplificado porque existem tecnologias digitais para isto.

Usando o método da análise preditiva, é possível dedicar mais tempo às estratégias de Recrutamento e Seleção (R&S) ao descobrir o match entre candidato e empresa de uma maneira muito mais assertiva. Você quer fazer a melhor contratação para a sua empresa? Veja nossas dicas! 

1 – Saiba o que você está procurando  

Você tem que saber as características de quem você está procurando antes de começar as entrevistas. Assim, pode poupar tempo e avaliar candidatos que têm alto potencial nas competências (hard skills e soft skills) que você realmente precisa na sua equipe e, claro, essas habilidades vão variar de uma posição para outra. 

2 – Faça perguntas que provoquem respostas argumentativas  

Fuja daquelas perguntas que podem ser respondidas com um sim ou não, porque isso não revela muito sobre o candidato. Questões mais completas exigem uma maior elaboração para ser respondida ajuda a determinar como essa pessoa vai lidar com situações semelhantes no local de trabalho. Use perguntas que requeiram como respostas soluções de problemas e construção de estratégias, por exemplo. 

3 – Atenção a todas as linguagens! 

Além daquilo que o candidato fala ou escreve, é importante prestar atenção em outro tipo de linguagem: a corporal e a emotiva. A pessoa está olhando pra onde? Está se movimentando muito? O tom de voz é contínuo ou tem oscilações? Esses fatores não medem a capacidade técnica do indivíduo, mas podem te dar uma ideia de como ele vai se portar em algumas situações do dia a dia e com os colegas da equipe.  

4 – Configure um processo de feedbacks 

Já falamos algumas vezes sobre o feedback para o candidato, mas é importante um feedback para os entrevistadores também. Mas como isso? Após a entrevista, peça para que todos os profissionais envolvidos no processo façam um feedback sobre o que acharam de cada um dos talentos, assim é possível ter uma visão mais geral!  

5 – Acompanhe seus candidatos 

Nem todas as pessoas vão formar o match com a sua empresa na vaga que está rodando agora, mas existe uma maneira de combinar esses talentos com vagas futuras. Claro, usando a ciência de dados que nós falamos lá no início, como um software de gerenciamento de Recrutamento e Seleção. Esse tipo de ferramenta pode trazer uma verdadeira economia financeira e de tempo para as áreas de Gente e Gestão, pois é capaz de revelar os candidatos e suas habilidades e seus históricos nos processos seletivos anteriores, garantindo dados por exemplo, de como cada um deles performaram nas etapas.  

Você está pronto para entrevistar?  

Descobrir o match entre candidato e empresa é um trabalho estratégico e ele pode até ser divertido. Utilizar plataformas de gestão de processos de R&S reduz a necessidade de tarefas morosas, como por exemplo, construção de planilhas de Excel e checklist complexos. Com o planejamento certo, práticas e perguntas é possível fazer a melhor escolha. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário