Headhunter: por trás dos recrutamentos estratégicos de alta complexidade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já conhece o profissional que “caça” seu futuro talento? 

Compor o quadro de colaboradores para uma empresa pede alta dose de habilidade e complexidade. Qual a empresa que nunca teve dificuldades em preencher uma vaga de gestão estratégica?  

Encontrar um profissional com características, competências e habilidades específicas a fim de cumprir metas; alcançar os prazos e resultados específicos é, de fato, desafiador e exige mais tempo que o normal. Localizar o profissional ideal é tão complexo que se tornou uma profissão!  

Entenda de uma vez por todas a figura dentro do Recrutamento e Seleção que vai encontrar o seu futuro talento! 

Quem é o headhunter 

A princípio, headhunter é um profissional que atua na seleção e atração de talentos específicos. A função desse profissional, acima de tudo, é preencher as vagas de alta performance e de complexidade técnica nas organizações. É Um trabalho altamente tático e que pode ser comparado a encontrar uma “agulha em um palheiro”. 

Os recrutadores dessa modalidade costumam ter um network extenso. Um bom headhunter deve saber reconhecer as características que normalmente passam despercebidas pela maioria das pessoas.  

Porque contratar um headhunter?   

Encontrar talentos em processos de recrutamento e seleção é uma tarefa árdua. Agora, imagina quando o objetivo é encontrar alguém para ocupar um cargo estratégico para o bom funcionamento da organização? São nesses momentos em que o headhunter entra em ação!  

Esses profissionais primeiramente fazem uma análise da vaga que precisa ser preenchida e jogam o seu olhar para o mercado de trabalho. Eles “caçam” o match perfeito. Um headhunter busca os melhores talentos.  

Outro ponto importante desse cargo é a manutenção da confidencialidade. Ao contratar um Headhunter, ou uma consultoria especializada em Executive Search, o objetivo é buscar talentos preservando sobretudo o sigilo das informações e das negociações. 

Como o headhunter organiza sua estratégia de busca? 

Headhunters, tradicionalmente, são pessoas sociais e possuem redes de relacionamentos expressivas. Eles constroem um network próprio para o trabalho de busca de profissionais. Os contatos passam a ser sua fonte de busca e indicações para futuras posições.  

Sem dúvida, quanto mais efetiva for a rede de contato, menos tempo o “hunter” passará buscando seu profissional adequado. Não existe a possibilidade de contar com a sorte. É um trabalho de esforço e busca. Contudo um bom headhunter possui alta dose de resiliência.  

O LinkedIn tem um papel fundamental para a pesquisa desses talentos, pois através dessa rede social é que se desenvolve e estabelece a criação dos relacionamentos. E claro, por ser um estilo de recrutamento altamente especializado e estratégico, o processo que o segue costuma a ser também diferenciado. 

Todo o trabalho de análise de perfil para garantir o fit cultural é feito com as melhores soluções, por exemplo o uso de People Analytics e Inteligência artificial. Quando um headhunter entra em contato com um candidato, sua função é de mediar os acordos entre a empresa e o profissional. 

Mas, a busca por esse tipo de profissional é altamente complexa e exige habilidades de “caça”, realmente! 

Quais são as características de um Headhunter e como encontrá-lo? 

Se você é um profissional em busca de uma posição estratégica, sinto informar que é o headhunter é quem encontra o candidato e não o contrário. Contudo, se você foi contatado por um profissional de Executive Searché bem possível que uma boa notícia está chegando no seu radar 

Contudo, se você precisa contratar um headhunter, fique sabendo que as consultorias especializadas em Executive Search possuem uma equipe de headhunters capaz de buscar profissionais altamente estratégicos para novas posições. 

Qual o perfil de um bom headhunter? 

Agora, para realizar bem a sua função, o headhunter precisa ter algumas particularidades. Quem se ocupa dessa linha de recrutamento deve ser um exímio argumentador, afinal, de um lado, ele deve convencer alguém a investir em uma recolocação. Os headhunters são quase “agentes secretos”, procurando sempre os melhores profissionais, que quase sempre estão trabalhando em grandes empresas e são quase inacessíveis. 

Contudo, as técnicas que eles utilizam para chegar ao objetivo são eficientes e precisas, pode acreditar. Se é de um novo diretor, de um CEO, CO ou de um coordenador que a sua empresa almeja, saiba que, acima de tudo, você precisa dos trabalhos de um headhunter ou de uma consultoria especializada em Executive Searchheadhunter é a pessoa que encontra as peças que completam a sua caçada no mundo coorporativo! 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário