Fique atento: cuidado com o roubo de dados do currículo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Segurança de dados, proteja os seus! 

O seu currículo possui informações valiosas sobre você e por isso é importante ter máximo de segurança na hora de sair distribuindo para todo mundo. E isso não importa se é em uma plataforma ou por e-mail. É preciso que você fique atento e realize práticas para evitar roubo dos seus dados.  

Ao se deparar com uma oportunidade veja se você já ouviu falar daquela empresa ou se o site dela é confiável e, se você desconfiar de algo, não prossiga com o seu cadastro. Seus dados podem cair em mãos de criminosos cibernéticos 

Se você faz suas buscas por oportunidades pela internet, fique atento a essas dicas: 

Procure pela procedência da empresa 

Existem diversos sites de oportunidades na internet, mas não confie em qualquer um. Converse com familiares e amigos, saiba se alguém conhece ou já se cadastrou e, claro, se obteve algum tipo de retorno, seja por e-mail ou telefone.  

É importante considerar também a empresa que nutre aquele site. Se ele tem bons filtros para pesquisar a vaga, um site próprio e uma página de carreiras apropriada. Busque a presença nas mídias sociais também. Pesquise e se guarde seus dados com cuidado. 

Não confie em qualquer e-mail de recrutador 

Você já pode ter recebido alguma mensagem pelo celular, visto em jornais ou até mesmo recebido uma ligação para encaminhar seu currículo para um endereço de e-mail e participar de um processo. Mas quais cuidados você deve ter antes de enviar? O que fazer para evitar roubo de dados do currículo? 

Primeiro, certifique que o e-mail é empresarial e contém o nome da empresa nele, além da identificação do recrutador com nome e sobrenome. Não confie em apelidos e emails com provedores pessoais. 

E é sempre importante lembrarnão clique em links suspeitos, programas ou faça download de aplicativos desconhecidos. Esses links podem corromper seu computador e você poderá perder ainda mais dados.  

Dica extra 

Quando for fazer o seu cadastro em alguma plataforma, observe se o site possui um certificado de segurança, aquele “https://” que aparece antes do nome do site. Ao identificar, saiba que se trata de um site com alto índice de segurança do sistema e, consequentemente, não deixará seus dados tão vulneráveis. Assim, com segurança, você pode ficar tranquilo para buscar por oportunidades! 

Compartilhe nas redes sociais

Comments are closed.