Executive Searches – Encontrando os melhores Executivos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Como encontrar os melhores executivos? 

O quadro de pessoal de uma empresa costuma a ser bastante complexo, isto é, há vários níveis hierarquicos, tanto verticais quanto horizontais. Uma organização completa possui diretores (COs), gerentes, coordenadores, especialistas, analistas, trainees e estagiários. Todas essas pessoas desempenham funções vitais para a organização, em níveis diferentes claro. 

Organizar um processo seletivo para estagiários, analistas e especialistas costuma ser uma tarefa recorrente do setor de Recursos Humanos. Contudo, quanto mais complexo tecnicamente a posição, maior será a dificuldade para encontrar profissionais com as expertises necessárias. Logo, pensando em altos postos de trabalho, como COs e gerentes, naturalmente será necessário um processo específico. 

Assim, vamos pensar: seria coerente parar funções estratégicas essenciais do RH para elaborar um processo altamente técnico de busca por COs? Possivelmente a resposta é não, afinal, lidar rotineiramente com uma demanda tão sensível como essa não é tarefa fácil e corriqueira.   

Em um processo seletivo tradicional, espera que o candidato apresente competências técnicas e comportamentais para desempenhar uma função. Porém, quando se trata de uma seleção de CO, a discussão já é bem diferente. Ela gira em torno de metas, entregas e resultados. 

Existe alguma solução? 

Há empresas que atuam especificamente com esse tipo de seleção. Consultorias em Executive Search (E.S.) normalmente são compostas por equipes altamente especializadas de HeadHunters e capacitadas para encontrar profissionais específicos para vagas diferenciadas 

Os profissionais analisam profundamente a vaga que precisa ser preenchida de forma a compreender as demandas. Em sequência, elas jogam o seu olhar para o mercado de trabalho, procurando encontrar o match perfeito; isto é, um profissional que se adeque a vaga em aberto.  

Executive Searches: uma caçada! 

As consultorias “caçam” os melhores talentos, fazendo tudo de forma confidencial. Normalmente, um dos objetivos em contratar esse serviço está em poder seguir a negociação de forma sigilosa e estrategicamente, afinal, não seria sensato tornar públicas todas as informações e demandas que giram em torno do cargo aberto. 

Em suma, é possível dizer que a maior diferença entre uma consultoria que busca executivos e outras formas de Recrutamento e Seleção é o processo de pesquisa direta e sua incidência no mercado de trabalho. Naturalmente quando há demandas específicas recorrer a serviços especializados é um caminho mais assertivo. Assim, é possível ter mais agilidade, precisão e economia de recursos no processo seletivo. 

RH interno ou consultoria externa? 

De fato, as consultorias especializadas têm à sua disposição profissionais com expertise extrema em captar profissionais com nível de alta gestão para atuar na sua empresa. Por isso, é indicado que você deixe o RH focado em ações estratégicas, que promoverão mudanças organizacionais concretas e busque maneiras de ser mais assertivo na contratação de cargos para alta gestão.  

Executive_Searches_–_Encontrando_os_melhores_Executivos Academia do RH Blog
Executive Searches – Encontrando os melhores Executivos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário