Executive Search – Importância do match entre o profissional e a cultura organizacional.

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Executive Search é uma atividade profissional que ajudará durante todo o processo de contratação e aquisição do bem mais valioso que uma empresa pode ter: os profissionais. 

Realizando Executive Search de sucesso 

Para garantir sucesso no processo de Executive Search é necessário que o recrutador conte com metodologias e soluções tecnológicas específicas para facilitar a análise, determinar critérios de seleção e eliminar a subjetividade do processo, gerando resultados confiáveis e padronizados. 

Fatores fundamentais para uma contratação 

Consideramos que três fatores são cruciais para o sucesso de uma contratação:  

1 – Alinhamento da descrição do trabalho (hard skill e Soft skill) 

job description é um fator que garante ao gestor da empresa o conhecimento e noção das qualificações técnicas e pessoais que o profissional deve ter, isso quer dizer, os requisitos obrigatórios para o preenchimento de uma vaga.  

2 – A cultura organizacional 

A cultura e os valores da empresa mostram o tipo de ambiente e princípios que a organização preza e prega para os seus colaboradores. Esse aspecto é fundamental para um bom resultado durante um processo de contratação, pois será determinante para que o perfil do profissional combine com o que a empresa prega.  

No momento da realização do Executive Search, a cultura organizacional deve receber um destaque e ser olhado com mais atenção. Ela deve refletir a essência da empresa, seus propósitos e sua relação com o trabalho diário.  

O “fit cultural” é a compatibilidade entre o perfil do colaborador e a cultura organizacional e acontece quando os valores da companhia e da pessoa estão alinhados. Essa adequação traz diversos benefícios para a empresa. Esta, por sua vez, tende a atrair profissionais com o mesmo mindset (mentalidade), que vão se encaixar mais facilmente ao ritmo e estilo de trabalho praticados. 

Além disso, pode surtir efeitos muito positivos na retenção de funcionários. Afinal, os colaboradores irão se sentir motivados pelo propósito e pela cultura organizacional da empresa 

3 – Aderência ao estilo de gestão dos superiores diretos 

Além de compactuar com os valores e a cultura da empresa é preciso entender a relação entre profissional e gestor. Dessa forma, o terceiro fator é embasado pela compreensão do perfil do candidato e do estilo de liderança o qual ele se reportará.

É preciso buscar perfis aderentes e complementares para que a relação entre líder e liderado seja produtiva e, estrategicamente, garanta bons resultados para o negócio.  

Questões que precisam ser respondidas no Executive Search 

A análise de Executive Search a ser realizada entre os profissionais inseridos no processo deve responder positivamente a duas questões: 

  • O candidato está preparado para a empresa? 
  • A empresa está preparada para o candidato?  

Sendo assim, tão importante quanto o hard e o soft skills, a aderência do perfil do profissional à cultura da sua organização deve ser analisada por meio de uma ferramenta que permita que a melhor escolha de candidato seja feita. 

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