É a vez dos estagiários e trainees!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Por que contratar estagiários e trainees? 

Uma organização sólida e de reconhecimento se faz com pessoas, alocadas em vários níveis hierárquicos, desde analistas e especialistas até gerentes e diretores. Entretanto, há outros cargos de fundamental importância no quadro organizacional e algumas vezes são deixados em segundo plano: os estagiários e os trainees. De fato, esses profissionais precisam de ter sua relevância notada dentro da organização com base no potencial e a entrega realizada.  

Normalmente, os estagiários são associados a uma reputação de servir café e tirar cópias de documentos. Por outro lado, os trainees dizem que são os jovens apressados que querem assumir cargos de gestão logo após terminarem a faculdade. Apesar dessas afirmações terem um pouco de verdade, esses estereótipos não passam nem perto da realidade vivida por esses profissionais, o que acaba por ofuscar a sua atuação no mercado de trabalho. 

O fato é que eles têm infinitamente mais a oferecer e basta saber como para que sua empresa saiba como aproveitá-los melhor da melhor maneira. 

A renovação das energias da sua empresa 

Um dos motores mais importantes para manter o fluxo da produção nas organizações é criatividade. Certamente, ambientes recheados com diversidade nas equipes serão muito mais bem-sucedidos em encontrar soluções para clientes e para problemas antigos. Uma maneira de preparar esse tipo de ambiente é trazer diferentes gerações para o mesmo local de trabalho! 

Organizações que atuam com ideais de aprendizado e de trocas de experiências obtém como resultados times com sede de inovação. Por isso, agregar à sua empresa estagiários e trainees pode ser trabalhoso, mas, na verdade, é uma ótima forma de trazer para sua equipe ideias modernas e inovadoras.  

Estagiários e Trainees na linha de sucessão da empresa 

A rotatividade é um fenômeno natural, isto é, não há organização que tenha colaboradores eternos. Com o passar do tempo, os talentos saem da empresa, se aposentam ou se desligam por qualquer outro motivo. Assim, cedo ou tarde, será necessário trabalhar a sucessão de profissionais. 

Os Programas de Trainee e de Estágio são um caminho sensacional de preparar profissionais, inclusive para eventualmente assumirem posições de alto nível e até liderarem sua organização. Quando instruímos pessoas de forma alinhada aos valores da organização, colheremos no futuro resultados incríveis. 

Como encontrar estagiários e trainees? 

Quando uma empresa elabora um Programa de Estágio e Trainee, é fundamental usar todos os recursos disponíveis para garantir a captação dos melhores profissionais. E certamente, para encontrar os melhores, você deve usar formas diferentes e inovadores de Recrutamento e Seleção. 

Atualmente, as organizações podem recorrer a consultorias de RH que detêm algumas das ferramentas mais atuais quando o assunto é seleção de talentos. Aliás, entre as formas mais modernas e que mais potencializam o engajamento dos candidatos estão a gamificação, as dinâmicas on-line, as atividades em grupo, os painéis com diretores, dinâmicas e as entrevistas. 

Processos modernos fazem com que esses candidatos vivenciem cada etapa da seleção da melhor maneira. Seguramente, você irá potencializar a experiência do candidato e fortalecer a sua marca empregadora, o famoso employer branding. 

Traga modernidade e garanta o futuro da sua organização 

 Por fim, a lição mais importante que se deve tirar disso está relacionada às novidades que vêm atreladas aos jovens profissionais que poderão integrar o universo corporativoSaber como canalizar todo o talento e potencial da juventude é o caminho para levar as organizações a um futuro de sucesso. 

-a-vez-dos-estagiários-e-trainees Academia do RH Blog
É a vez dos estagiários e trainees!
Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário