Dicionário de RH

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Confira a lista dos principais termos utilizados hoje no setor de Recursos Humanos.

 

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Ferramenta de Avaliação de Desempenho, que apresenta uma matriz de caixas.
Absenteísmo Padrão habitual de ausências no trabalho, seja por faltas, seja por atrasos.
Assessment Método de Avaliação de Competências para conhecer melhor os talentos da empresa e geri-los com mais eficiência.
Atração Atrair profissionais de forma que eles procurem trabalhar na sua empresa
ATS Abreviatura em inglês para Applicant Tracking System – Softwares que fazem a gestão do processo de recrutamento e seleção.
Autoliderança Ato de se autoliderar para crescimento, desenvolvimento e gestão.
Avaliação 180º É o tipo mais usual de avaliação e consiste em o gestor avaliar os seus liderados e os liderados se autoavaliarem.
Avaliação 360º Pessoas diferentes que avaliam o colaborador, podendo ser o gestor, o par, o diretor, o liderado, o cliente, o fornecedor interno ou até outro colaborador.
Avaliação de Comportamento e Indicadores De um lado, o gestor metrifica a qualidade do trabalho de um subordinado por meio do índice de satisfação do cliente, do número de metas batidas e dos custos que ele gera. Do outro lado, o talento da empresa também pode ser avaliado segundo o seu comportamento no modelo de avaliação por competências.
Avaliação de Desempenho Ferramenta para poder metrificar a performance de forma neutra e objetiva, a fim de permitir as melhores tomadas de decisões.
B2C – BTC Business-to-Customer – é o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
B2E Business-to-Employee – é uma abordagem em que o foco de negócios é o empregado.
BTB – B2B Business-to-Business – é o comércio efetuado diretamente entre duas empresas.
Benchmarking Processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. É usado para estabelecer ações estratégicas dentro da empresa.
Big Data Grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados.
Boredout Estado no qual o funcionário se esgota por conta do tédio.
Bots Aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.
Brainstorming Método utilizado muito por profissionais da Comunicação criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn,para impulsionar fomentar a criatividade. Também chamado de tempestades de ideias se transformou em uma metodologia para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda O brainstorming tem uma função pré-determinada. Para ser realmente eficiente deve ser livre de julgamentos, preservar a leveza e o compartilhamento de ideias, o máximo possível.
Budget Seu significado para o português é Orçamento. Contudo, no meio corporativo está ligado a um plano base para direcionar o orçamento inicial para determinadas áreas, processos, investimentos e etc. par
Burnout Estado no qual o funcionário se esgota por conta do excesso de demandas.
Business Intelligence Inteligência de negócios refere-se ao processo de coleta de dados, toda organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios para tomadas de decisões estratégicas..
C2C Comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários pessoas físicas da Internet.
Capital Humano Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico.
Carreira A carreira pertence ao profissional e ela se refere ao processo de desenvolvimento de um talento, alinhando suas expectativas empregatícias às Trilhas de Carreiras que a organização oferece
CCO Chief Communications Officer
CEO Chief Executive Officer
CFO Chief Financial Officer
Change Management “Gestão da Mudança” – Diz respeito à adequação das empresas à contemporaneidade.
Chatbot Programa de computador que simula uma conversa humana em um chat.
CHRO Chief Human Resources Officer
CIO Chief Information Officer
CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
CMO Chief Marketing Officer
Coaching Estratégia de desenvolvimento na qual alguém denominado coach ajuda um aprendiz ou cliente a atingir um objetivo pessoal ou profissional específico por meio de treinamento e orientação.
Compensação Área que lida com a recompensa que cada indivíduo recebe em retorno à execução de uma tarefa
Competências Conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa e que se relacionam com o desempenho no trabalho.
Compliance Conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas.
COO Chief Operating Officer
CPO Chief Product officer
CRM Customer Relationship Management – Gestão da Relação com o Consumidor
Clima Organizacional Tipos de Clima de Organizacional nos quais os trabalhadores podem estar inseridos (normalmente, são divididos em bom, médio e ruim).
CTO Chief Technology Officer
Cultura Organizacional Conjunto de referências compartilhados, conscientemente ou não, ao longo da história de uma organização.
DashBoards de Gestão Painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.
Downsizing Diminuição da hierarquia vertical, diminuindo a burocracia dos processos de decisão.
E-recruitment Recrutamento e Seleção de candidatos a partir da internet.
Educação Corporativa Estabelecimento de um processo de aprendizagem que tenha como prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento.
Employee Experience Experiência do Colaborador durante a sua trajetória na empresa (vem do Customer Experience).
Employer Branding O employer branding pega emprestada a ideia de construção e manutenção de uma marca em torno da empresa e aplica-a internamente. Com isso, o engajamento dos colaboradores é maior e a percepção de marca também é potencializada, agregando mais valor a ela.
Endomarketing Marketing Institucional Interno.
Eneagrama da Personalidade Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que, em sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.
ERP Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Executive Search Trabalho de Recrutamento e Seleção de profissionais para cargos de Alta Gestão.
Feedback Ágil Sistema em que o colaborador recebe feedback em tempo real das suas ações.
Fit Cultural Verificar se os valores dos candidatos estão alinhados aos da empresa.
Funil de Recrutamento Etapas de um processo de Recrutamento completo: Consciência – Interesse – Pesquisa Ativa – Aplicação – Avaliação – Contratação.
Gamificação Trata-se do uso de técnicas de jogos, majoritariamente virtuais, para cativar pessoas por intermédio de desafios constantes e bonificações.
Gente e Gestão Setor dos Recursos Humanos que se ocupa da gestão de pessoas das organizações.
Gestão da Felicidade Estratégia para manter o sucesso a longo prazo nas empresas, consiste em manter os colaboradores felizes para que eles produzam melhor.
Gestão de Pessoas Conjunto de estratégias empregadas por empresas para desenvolver seu capital humano.
Gestão de Resultados Forma de administrar uma empresa tendo os resultados como foco principal das atuações de todos os profissionais envolvidos nos negócios.
Gestão por Valores Prática comercial reconhecida que pretende estimular o regresso dos clientes, motivar os colaboradores a dar o seu melhor diariamente, proporcionar lucro e, ao mesmo tempo, ser um motivo de orgulho para os proprietários.
Hard Skills Habilidades profissionais técnicas e que pode ser quantificáveis, que podem ser mensuradas de alguma maneira. Em geral, podem ser aprendidas, seja por meio de cursos, graduações, treinamentos, livros etc.
Headhunter Profissional do ramo do Recrutamento e Seleção responsável por encontrar profissionais específicos no mercado para ocuparem vagas específicas nas empresas. Normalmente, tratam-se de vagas de alta gestão.
HR Tech Human Resources (Recursos Humanos, em inglês), é o termo reconhecido pela sigla HR. Tech: Tecnológico. Ao associar a tecnologia às atividades da área de RH surgem as HR Tech; assim são chamadas as empresas que fornecem soluções tecnológicas para o setor.
Inteligência Artificial Inteligência artificial é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software.
Interjornada Tempo entre uma jornada de trabalho e outra.
Intrajornada Tempo de intervalo durante uma jornada de trabalho.
Intrapreneur É o termo em inglês que denomina um perfil de profissional intraempreendedor. É aquele tipo de profissional que possui uma visão de empreendedor mas que trabalha dentro de uma organização, como o próprio nome sugere, o colaborador que tem uma postura de assumir a responsabilidade pelas inovações dentro de uma organização, com uma visão aguçada para o negócio.
IoT (Internet of Things) – Internet das coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.
Job Rotation Rotação interna – normalmente em treinamentos, o colaborador passa por diversos setores para conhecer a realidade de cada um.
Joint Venture Empreendimento Conjunto – Modelo estratégico de parceria comercial ou aliança entre empresas, visando colaboração para fins comerciais e/ou tecnológicos.
KPI Indicadores Chave de Desempenho – Métricas essenciais escolhidas para avaliação em um processo de gestão.
Marketing de Recrutamento Conjunto de estratégias para atrair as pessoas e assim ter um volume considerável de candiatos por oportunidades da empresa.
Mentoring Ato no qual um colaborador é direcionado a um mentor, que o orientará durante a sua jornada na empresa.
Metodologias ágeis
Microlearning Unidades de aprendizagem relativamente pequenas e atividades de aprendizagem de curto prazo. O termo é usado em e-learning e campos relacionados no sentido de processos de aprendizagem em ambientes mediados.
Modelo S.C.O.R.E. Sistema de resolução de problemas – Sintomas; Causas; Objetivo; Recursos; Efeito desejado.
Networking Ato de fazer conexões profissionais, por exemplo, em eventos, festas, coquetéis etc.
OKR’s “Objetivos e Resultados Chave” – estrutura para definir e rastrear objetivos e seus resultados.
Outplacement Sistema composto por treinamentos e aconselhamentos que ajudam a diminuir o impacto que uma demissão pode ter. A ideia é que o conjunto de ações possa trazer orientação profissional e apoio emocional básico para que o indivíduo consiga se autodesenvolver.
Outsourcing Forma de organização que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim.
Página de Carreiras Conhecida como Trabalhe Conosco, é a página onde a empresa mostra os benefícios de trabalhar lá e aumente a sua visibilidade no mercado.
PDCA Plan + Do + Act + Check – Planejar + Fazer + Checar + Agir.
PDI Plano de Desenvolvimento Interno.
PDO Plano de Desenvolvimento Organizacional.
People Analytics Trata-se de coletar e analisar dados sobre o comportamento dos funcionários a fm de usá-los para potencializar a tomada de decisão.
Presenteísmo Estar fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém não produzir suficientemente.
Recrutamento Inteligente Softwares que automatizam o processo de Recrutamento e Seleção.
Recrutamento Preditivo Abordagem que visa a predizer se o candidato será bem-sucedido ou não no exercício da sua profissão.
Retenção de Talentos Estratégias tomadas pelas organizações a fim de evitar a evasão de talentos.
RPO Recruitment Process Outsourcing – Terceirização do setor de Recrutamento e Seleção.
Self Learning Autodidatismo ou autoeducação.
Self management (team) Autogestão (pode ser do indivíduo ou da equipe).
Soft Skills Habilidades Comportamentais.
Sucessão Processo que estrutura a evolução da organização. Objetiva-se aqui estudar como será o futuro da empresa por meio da identificação das posições-chave, do reconhecimento dos profissionais com potencial de crescimento e da criação de um plano de ação estratégico.
T&D Treinamento e Desenvolvimento.
Talentos Colaboradores de uma organização.
Trabalho Temporário Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que coloca à disposição de uma outra empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços (guia trabalhista).
Turnover Índice de rotatividade dentro das empresas.
Workforce Mão de obra.
Workspace Ambiente de Trabalho.

 

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