Coach – A quarta palavra mais carimbada de 2019.

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Porque Coach se tornou uma  palavra muito carimbada  em 2019? Como ela foi usada? Quem é esse profissional? Entenda tudo agora!

Do mesmo modo que um profissional da área de Desenvolvimento precisa fazer a gestão do Desenvolvimento dos colaboradores, para  entender qual plano de  PDI e PDO será mais eficiente. Um profissional de Coach precisa  entender o ser humano como um todo, para ajudar as pessoas  a  encontrar seus caminhos.

Tendo em vista que a competição está cada vez mais acirrada no mercado de trabalho. Os talentos de alta performance das novas gerações têm sonhos e aspirações diferentes da estabilidade de carreira profissional no mundo corporativo.  Candidatos têm se tornado mais exigentes com os processos de seleção, o trabalho dos Headhunters não tem sido fácil. Como lidar com os infinitos novos desafios do R&S no século XXI?

Mas afinal o que  é Coach?

Coach é uma palavra de origem inglesa que quer dizer treinador em português. O processo de coaching engloba formas para o cliente, ou aprendiz conseguir atingir um objetivo pessoal ou profissional específico .

Qual a origem do Coach ?

Para o professor dinamarquês Svend Brinkmann, coach é

“O próprio conceito de coach, que vem do mundo dos esportes, pressupõe que você está competindo com os demais para vencer o jogo. Há um perigo em enxergar a vida como uma partida em que há vencedores e perdedores”

Dentro de um cenário de desemprego que atingiu o Brasil a uns 2 anos atrás, o número de cursos  rápidos ou online se multiplicou e a grande questão que causa muita interrogação é em relação a formação desses profissionais:

  • Qual a qualidade dessas formações?
  • Cursos online com duração de 4 horas? 
  • Como um conteúdo tão denso e de formação pessoal consegue ser assimilado em tão pouco tempo?

Entretanto se você  deseja  desenvolver  suas soft skills e suas reskilling ter um coach de ótima  formação, levará você  a  um processo de desenvolvimento, aprendizado muito grande. Pode apostar!

Existe seriedade nesse meio?

Sim existe!

Portanto Coachs são profissionais que propõe técnicas de motivação, auto conhecimento, focando no objetivo profissional. Assim como um treinador de atletas de alta performance, ensinando a  vencer desafios e abrir a mente para uma nova forma de enxergar a vida.

Como reconhecer os profissionais sérios?

Profissionais sérios passam por especializações que vão de seis meses a dois anos com certificações nacionais e internacionais de instituições respeitadas com respaldo de pesquisa e estudos aprofundados. 

A falta de preparo se tornou o ponto chave de avaliação nesse cenário, bem como as promessas questionáveis: “reprogramação do DNA para mudar crenças que estejam limitando o crescimento profissional.

Como caminha a regulamentação da profissão de Coach?

Em abril de 2019 foi elaborada uma proposta e publicada no site E-Cidadania, plataforma popular de sugestão de projetos de lei para o Senado. Com um objetivo claro em conter e regulamentar a profissão de coach. Essa proposta viralizou em todas as redes sociais e levantou, novamente, o debate sobre o regimento e normas para atividade.

Dessa forma, intitulada Criminalização do Coach, a proposta do sergipano Willian Menezes recebeu mais de 20 mil assinaturas em oito dias e foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS).

Então os bons pagam pelos maus?

Sim, pagam! Mas se você  pesquisar além do senso comum, ficará  surpreso com o potencial de um coach profissional e preparado para te auxiliar a chegar no seu objetivo; sucesso, felicidade, prosperidade, encontrar seu propósito.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Coaching, que já formou mais de 50 000 profissionais, coaching envolve disciplinas como administração, gestão de pessoas, neurociência, programação neurolinguística (PNL), antropologia, sociologia e conceitos de psicologia.

Sendo assim, o senso comum debocha  do mau profissional e os que  buscam com seriedade, especializações sérias, estudos aprofundados embarcam na canoa furada da fama.

Infelizmente dentro desse cenário os bons pagam pelos maus.

Afinal, existem coachs com conhecimentos densos e práticas fundamentalizadas em testes e dialéticas. Esses acabam por serem confundidos com os despreparados. 

Assim como as empresas precisam pensar  em elevar a performance ,  profissionais e pessoas  querem . fazer o seu melhor .

Mas lembrando que para atingir o sucesso, precisa focar em um objetivo. Atualmente  as habilidades comportamentais tem tanto ( ou mais) valor  que  as  habilidades técnicas. Portanto a busca por técnicas eficientes e que realmente levem a um resultado positivo e desejado são com profissionais de ótima e séria formação.

Sendo assim, sabemos que  você ouviu muito a palavra  coach. Mas não entre na onda de ridiculariza toda uma  profissão sem levar em conta a seriedade do estudo da área como um todo. #ficaadica 🙂

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário