Assertividade, use-a de forma correta!

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Essa é aquela palavra que foi usada de maneira distorcida do seu real significado. Na grande maioria dos casos em que foi aplicada o contexto estava relacionado a algo “preciso”.

Assertividade não vem da palavra acerto e sim de asserto

Mas qual a real diferença?

  • Acerto: certeza, acertamento, atino, correção, exatidão, justeza, perfeição, precisão.
  • Asserto: afirmação, alegação, asserção, assertiva, asseveração, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado.

No realidade assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo e está ligada a uma competência emocional de uma  pessoa. Um profissional assertivo tem segurança ao falar e sabe tomar decisões com confiança. São pessoas que possuem facilidade em se posicionar com o pensamento positivo e proatividade, alguém que assume as rédeas da sua vida.

Como entender e se posicionar com assertividade no local de trabalho?

A assertividade é uma maneira de comunicação muito educada e de um posicionamento claro. Saber se portar assim, torna as pessoas mais abertas a ouvir o que você tem a dizer. Ser assertivo também significa não ter medo de se posicionar. Dizer o que você pensa em vez de “Eu não sei” ou “Você decide”.

Uma atitude assertiva envolve também defender os seus direitos e interesses. Conseguir expressar seus desejos e sentimentos de forma apropriada, deixando abertura para falar, para aprender e tendo um posicionamento educado, calmo e positivo.

Vamos aos exemplos profissionais de posturas assertivas:

Quando um líder ou gestor trabalha, por  exemplo, em uma estratégia de  Gestão por  Competências para atender a necessidade dos colaboradores, ele  está  tomando uma  atitude assertiva. Da mesma forma que um candidato com postura assertiva busca maneiras de provar que é o melhor candidato para determinada posição, nesse texto sobre: As 5 maneiras de provar que você é o melhor candidato você  verá que existem técnicas que podem dar mais segurança para o momento da entrevista, mas sua postura positiva e determinada fará toda diferença.

Então não importa seu cargo. Pense de uma forma clara, positiva e equilibrada para se posicionar em todas as situações. Acredite, isso sim fará toda a diferença na  sua vida profissional.

Por que você deve ter atitudes assertivas ?

  • Consegue passar melhor a sua mensagem;
  • Seu sentimento de confiança será  maior;
  • Você se  tornará um bom ouvinte;
  • Ouvindo mais você conseguirá aprender mais;
  • Ajuda a gerenciar as situações de crise;
  • As pessoas ao seu redor te respeitarão mais;
  • Você se sentirá cada vez mais em equilíbrio;
  • Reduz o stress ao possibilitar expressar seus pensamentos com clareza. O sentimento de ser compreendido também será maior.

Será que existe uma licença poética para assertividade, mesmo no mundo corporativo?

Mas nada nos impede de usar, metaforicamente, essa palavra e falar que … a assertividade dos dados demonstra crescimento e otimismo por parte desse recorte na pesquisa…”. Assim mostra uma fala “positiva” que os dados podem apresentar em determinada análise.  Enfim as metáforas são usadas com essa funcionalidade  para gerar uma sensação mais humana, mais abstrata para acentuar ou atenuar algum contexto. 

Seja assertivo e acerte na estratégia

A situação é: tenha consciência do que a palavra realmente significa e use inserida em um contexto que faça sentido e seja assertivo na sua forma de se posicionar. Portanto use assertividade da maneira correta e certamente você terá mais equilíbrio e otimismo para conduzir sua vida.

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