Entenda como anunciar uma vaga de emprego corretamente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Como chegar aos profissionais que realmente serão indicados para a oportunidade? 

Entender esse processo é essencial para garantir o sucesso da atividade de recrutamento e seleção. Os recrutadores muitas vezes se concentram na descrição da oferta de trabalho, escrevendo o anúncio de recrutamento para determinar o que eles esperam dos candidatos. Isso orienta a maneira pela qual eles fazem a primeira triagem de currículo e, posteriormente, a avaliação das aplicações. Mas temos certeza da qualidade das informações apresentadas ao anunciar uma vaga de emprego? 

O que um anúncio de recrutamento contém? 

Quando os recrutadores fazem essas descrições, eles geralmente colocam: 

  • Atividades relacionadas à posição; 
  • Linha de gerenciamento hierárquico; 
  • Habilidades técnicas necessárias (know-how); 
  • Qualidades desejáveis (apresentação). 

Enquanto as informações permanecerem factuais, como o nível desejável de educação, o domínio das línguas, a experiência profissional, entre outros, a mensagem é clara e tem dois benefícios: 

  1. Os candidatos conhecem os requisitos para as inscrições e uma pré-seleção automática é realizada. 
  2. Os recrutadores conhecem os elementos que permitem que eles operem uma pré-seleção confiável. 

A partir daí as coisas se complicam, porque muitas vezes as soft skills listadas são as mesmas. Por exemplo, “versátil, perfil de liderança e organizado, com um senso de iniciativa, habilidades interpessoais e trabalho em equipe”. Isso geralmente é extraído do primeiro anúncio de emprego encontrado online.  

Os problemas: 

  • Só o anúncio não é suficientemente objetivo e os candidatos que se encaixam perfeitamente na posição não percebem isso. 
  • Recrutadores não têm informações precisas para diferenciar os candidatos mais promissores. 

Podemos dizer que esta primeira apresentação é apenas uma pequena parte do anúncio, mas é um elemento que será levado em conta no processo de seleção no final. As qualidades pessoais estarão por trás do “job-fit” entre o candidato e a empresa e é esse ajuste que será decisivo na capacidade do candidato para ter sucesso na posição. 

Como anunciar uma vaga de emprego claramente 

Para anunciar uma vaga de emprego você deve primeiro conhecer os determinantes do sucesso na posição específica. O melhor é estudá-los com uma abordagem científica, mas também fazer perguntas para especificar melhor a aplicação.  

Veja o que pesquisar para saber como anunciar uma vaga de emprego. Se perguntar “o que as pessoas bem-sucedidas fazem de maneira diferente de outras pessoas na mesma posição” é um ótimo começo. Muitas vezes, essa é uma maneira de conduzir o trabalho ou experiência que não é inicialmente pensado.  

Além disso, entender também “o que explica o fracasso dessas partes?”. Isso pode vir de três fontes: 

  • Uma lacuna de habilidades – normalmente sabemos muito rapidamente, o que é preferível. 
  • Um problema comportamental – isso não é necessariamente visto no começo, mas se torna um problema real mais tarde. 
  • Um problema de motivação – a pessoa não achou a posição tão envolvente quanto o esperado. Este caso geralmente causa saídas voluntárias. 

As respostas para essas perguntas são uma mina de ouro para um recrutador que espera identificar e destacar as especificidades do trabalho para o qual estão recrutando. É importante integrá-los no anúncio de recrutamento, porque os candidatos que realmente se identificam com a descrição do trabalho investem muito mais no processo de inscrição. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário