A vida do recrutador: trabalho remoto, recrutamento inteligente, dados integrados, seu recrutamento precisa ser inteligente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A saga em épocas de trabalho remoto! ( Recrutamento Inteligente, a hora é agora!) 

Trabalho em uma empresa como profissional de Recrutamento e Seleção há 4 anos. Entramos na transformação digital e investimos em tecnologias em vários setores….no Recrutamento e Seleção, não! Outro dia conversando com uma grande colega de trabalho começamos a pensar em como a vida de um recrutador estava estranha. Sem a inteligência artificial e um Recrutamento realmente Inteligente estava complicado vencer os dados desestruturados com o Trabalho Remoto. A bagunça do escritório veio para casa junto com meu notebook, nas planilhas de Excel.

Atrair profissionais e estruturar meus processos! Meu dilema 🙁

No momento atual,13,3% de aumento na taxa de desempregados, somando um total de 12,8 milhões de pessoas sem empregos no Brasil, segundo dados do IBGE . Em contrapartida, profissionais cada vez mais capacitados, tecnicamente e mesmo assim, sentíamos muitos desafios para encontrá-los ( a atração não é o nosso forte, por aqui. Ahhh e não temos uma página de carreiras) e dessa forma realizar os processo de atração ficam realmente inconsistentes e super ineficiente.

Profissionais com currícilos extensos, MBA, mestados e eu correndo atrás de uma pessoa que conseguisse (apenas) se relacionar com várias áreas e que pudesse implantar um  processo  de inovação com menos atrito, entendendo a cultura organizacional local e fazendo com que as equipes envolvidas conseguissem se adaptar ao Home Office. 

Processos desestruturados, pandemia, que cenário é esse na minha filha? ( cansei desse caos)

Nas minhas planilhas de Excel estava complicado enxergar esse candidato. Descobrir um talento assim parecia uma missão quase impossível. Tantas entrevistas on line e agora, nem as tabelas de Excel pareciam ter serventia.

Ao abrir um processo de forma manual a gestão fica desintegrada e um olhar mais analítico é inexistente, não por incompetência do recrutador, mas simplesmente porque é IMPOSSÍVEL visualizar e integrar as etapas do processo. Agora, com a tecnologia, o conjunto integrado de dados que são sempre compilados pelos algoritmos, armazena as informações e essas se transformam em uma base de busca e conhecimento para uma análise comparativa atual e todo esse histórico fica armazenado para situações e posições futuras.

Parece que o que eu precisava era de: força na atração e processos estruturados

Sabe aquela conversa de bagunceiro: eu me encontro na minha bagunça ? Então, nada mais cheio de culpa que essa frase. Com recrutamento e seleção e no trabalho, não temos chance de nos perder. Aquela seleção já feita e que poderia ser adequada para um outro momento pode ser perder em um estalar de dedos!

Forte atração e dados desestruturados não combinam 

A gestão do meu Recrutamento e Seleção estava falha e ineficiente há algum tempo. Quando havia uma forte força de atração e muitos currículos aderentes a determinada posição, a minha ineficiência aparecia por meio de planilhas de Excel e  uma desorganização, quase que orgânica do momento. Enfim, integrar os dados,

A transformação no meu processo de R&S, para um Recrutamento Inteligente

 Como eu estava precisando entrar para essa transformação digital, essa semana tomei uma providência; iniciei uma pesquisa para comparar os recrutamentos mais inteligentes da atualidade e recebi esse resultado do Google:

Os softwares de recrutamentos mais inteligente propõem um novo olhar sobre a atração de talentos. Os dashboards de fácil visualização são a melhor maneira de enxergar e analisar cada candidato. A análise de quem você é, do ser humano, começa a ser tão ou mais importante que seu currículo.

Qual a melhor hora para mudar, integrar seu R&S e deixá-lo Inteligente ?

Agora!

Eu precisava aproveitar esse momento para fazer o que a transformação digital não tinha feito pelo setor de R&S.  Em um momento que a forma de recrutar está mudando, a gestão do recrutamento também muda. Sinto a necessidade de transformar minha rotina e adequar, o Recrutamento e Seleção, pode e deve ser inteligente, virtual, otimizado e eficiente.

A transformação digital invade todo Recursos Humanos e traçar um plano de como precisamos estar dentro desse momento e nadar com a maré de algoritmos e análise de dados é o que levará toda a minha vida profissional para um novo estágio.

Softwares de Recrutamento Inteligente

 Acabo de fazer uma pesquisa simples sobre softwares de Recrutamento Inteligente e neste momento, não existe uma saída mais eficaz que abraçar a tecnologia de uma  vez por todas.

A conclusão é simples: precisamos deixar a tecnologia nos  apoiar e levar eficiência para nossa rotina e nos tornar mais empoderados e mais, a tecnologia fala no seu ouvido: “ Agora sem os algoritmos, sem as entrevistas on line, sem um chatbot para gravar as perguntas, não existe Recrutamento e Seleção.

Saiba mais sobre como ter um  recrutamento inteligente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário