A importância de qualificar candidatos em processos de recrutamento e seleção

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Qualificar candidatos é uma necessidade para quem deseja implantar um processo de recrutamento e seleção mais efetivo 

Hoje em dia nos processos seletivos poucos candidatos chegam às etapas finais, e dos poucos que chegam, os números apontam que 52% não são qualificados. Portanto, cada vez mais é necessário nutrir esses candidatos para garantir uma melhor visão sobre a marca empregadora e mantê-los engajados sobre a cultura e valores da empresa.  

Os melhores talentos não aparecerão se você não engaja-los 

No mercado atual competitivo, não basta apenas fazer o simples. Atrair os melhores candidatos para sua empresa pode ser crucial para alcançar o sucesso, e os melhores talentos não virão até você facilmente. Dito isso, é necessário elaborar uma estratégia. 

O que é “qualificar candidatos”? 

Antigamente o recrutamento era feito num processo de “divulgar e esperar”. As empresas publicavam anúncios de emprego e espontaneamente receberiam centenas de currículos. O mercado de talentos mudou e os especialistas preveem uma escassez de candidatos qualificados. O comportamento das novas gerações mudou significativamente, e agora não basta mais anunciar: a empresa tem que mostrar porque está na frente.  

Como costumamos dizer, não existe o candidato ruim, existe aquele que não se adequa a cultura empresarial do seu negócio. Daí que entra o porquê de qualificar candidatos. Com esse filtro, é possível perceber os melhores talentos de acordo com as necessidades da empresa que está fazendo o processo seletivo. 

Quais são os processos para a qualificação de candidatos?  

O primeiro passo na busca de candidatos é identificar um número de potenciais candidatos para uma posição aberta. Uma vez que o pipeline de candidatos tenha sido construído, eles precisam ser contatados. Isso requer alguns dados como e-mail, número de telefone ou a aceitação para se conectar em uma rede (social ou profissional).  

Um diálogo é iniciado para avaliar o interesse do candidato. Alguns deles não estarão interessados em um novo cargo, alguns não terão as habilidades necessárias e alguns não responderão. Mas assim é mais provável que o match ideal entre candidato e empresa seja feito.  

Quem faz esse processo de qualificar candidatos?  

A qualificação de candidatos exige conhecimento muito específico, muita experiência e habilidades – o que é diferente do recrutamento. São necessários profissionais precisos e a aplicação de metodologias eficazes em seu trabalho, além de muita organização.  

A capacidade de trabalhar dentro de uma equipe também é crucial para o compartilhamento de informações. E claro, é obrigatório que eles se mantenham informados sobre as mais recentes técnicas e tecnologias de terceirização.  

Algumas estratégias importantes para qualificar candidatos em processos de recrutamento e seleção: 

Faça um briefing com sua equipe 

Para garantir que você está contratando o melhor candidato para a vaga, é necessário primeiro entender quais as características esperar dele. Faça reuniões com o setor demandante e filtre as melhores habilidades e soft skills necessárias.  

Invista em um banco de dados 

A experiência anterior do candidato conta bastante na hora de ele decidir entrar em um processo seletivo com a empresa novamente. Para isso, invista em um banco de dados, assim todas as informações ficam armazenadas e o retrabalho é minimizado.  

Construa uma forte marca empregadora 

Marca empregadora, ou o termo em inglês employer branding, é um passo fundamental para qualificar candidatos. Bons colaboradores indicarão bons talentos, e assim por diante. Além disso, uma forte marca no mercado é mais atrativa, enquanto empresas que não se comunicam com o público ou não respondem em redes sociais são mal vistas. 

Conte com profissionais de qualidade! 

Gerenciar toda essa atividade em documentos e planilhas pode ficar fora de controle rapidamente, por isso é necessário contar com a ajuda de profissionais qualificados para fazer o melhor recrutamento e seleção possível. Além do investimento em uma plataforma digital para melhoria dos seus processos. 

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