3 dicas para fazer um recrutamento inteligente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Realizar um recrutamento inteligente e assertivo se transformou em uma necessidade para o sucesso do processo de preenchimento das vagas em todas as empresas. O momento é de transformações e chegada das inovações tecnológicas ao mercado de Recursos Humanos. Ter essa preocupação lidando com estratégias na porta de entrada é fundamental para atrair talentos e conseguir bons resultados na operação do negócio.  

Vamos apresentar as 3 dicas essenciais para fazer esse processo da maneira mais fácil possível.

1 – Planeje cada etapa do recrutamento e centralize todas as tarefas num único ambiente.

O planejamento é fundamental para o sucesso de uma seleção de candidatos e para a elaboração de um recrutamento inteligente. É preciso deixar claro como será realizada cada etapa do processo, estabelecendo responsáveis e co-responsáveis, definir requisitos para a aprovação dos candidatos, prazos e quais os indicadores serão usados para garantir o sucesso do processo no curto e médio prazo.  

A definição de como será realizada cada entrevista e cada teste merece destaque. Avaliar o comportamento do profissional que se candidata ao cargo é essencial para tomar uma decisão. Portanto, cada pergunta que o entrevistador irá fazer deverá ser planejada, visando sempre um objetivo claro.  

Além das entrevistas, um fator que não tem sido considerado e tem muita influência no processo, é a fragmentação das etapas de Recrutamento e Seleção.  

Utilizar e-mails para receber currículos, comunicar com candidatos em canais diferentes como telefone, WhatsApp e e-mails, além de validar perfis em planilhas é caminhar para uma fragmentação. Dessa forma, será muito difícil e moroso coletar estes dados, consolidá-los em novas planilhas e analisar indicadores. Ocorrerá perda de tempo, perda de foco, confusão e certamente será um grande problema para a gestão de cada vaga. 

2 – Use o seu site para recrutar talentos

Ter uma Página de Carreiras no site da empresa é uma das fórmulas adotadas por quase todos os profissionais de Recursos Humanos que conquistaram um recrutamento inteligente. O site deve apresentar informações sobre as vagas abertas no momento.

Isso irá garantir um banco de currículos atualizados e ainda uma apresentação de destaque para as qualidades da empresa. Você pode indicar, a partir de vídeos e fotos por exemplo, como sua empresa é um bom lugar para trabalhar e garantir sua marca empregadora. 

Os profissionais provavelmente chegarão às suas vagas por meio dessa área do site, portanto é indispensável que tenha a opção de avançar no processo por ali. Para ter sucesso nessa prática é aconselhado que você esteja munido de boas ferramentas, como uma plataforma que permita que o recrutamento aconteça de forma digital e simplificada. 

3 – Conte com ferramentas para auxiliar o processo

O ponto básico é contar com o auxílio de ferramentas e soluções tecnológicas. A tecnologia assume um papel importante para otimizar processos e evitar erros, aumentando assim a produtividade e melhorando o desempenho de cada recrutamento desenvolvido.  

O uso de uma plataforma online e completa de recrutamento e seleção te trará uma simplificação das tarefas ligadas ao processo seletivo, irá garantir o workflow de contratações, gestão de candidatos e de vagas, além de ter em mãos todas as informações de cada etapa. Isso tornará o seu processo seletivo inteligente, rápido e efetivo. 

Não perca mais tempo. Promova um Recrutamento Inteligente em sua empresa! 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário